Procedimento
Pelotas conta com novo local para testes em PCR
Laboratório Leivas Lang passa a realizar o exame que pode detectar o vírus da Covid-19; resultado não precisa de contraprova do Lacen-RS
Carlos Queiroz -
Pelotas passa a contar com mais uma instituição capacitada para a realização de testes do tipo PCR, que detecta a presença do novo coronavírus a partir do segundo dia do aparecimento de sintomas. Desde a última segunda-feira (4), o Laboratório Leivas Lang realiza o procedimento, que pode ser entregue no mesmo dia da coleta do material para exame ou em até 48 horas, sem a necessidade de contraprova pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen-RS).
“O diagnóstico cedo pode salvar muitas vidas”, afirma o bioquímico e diretor do laboratório, José Lang, destacando o fato de os testes serem realizado em Pelotas. Segundo ele, este aspecto reduz o tempo necessário para o resultado do exame, que pode ser emitido em até 12 ou 48 horas, dependendo da demanda de testes a serem feitos. Lang exemplifica que no caso de uma empresa da área da saúde, onde haja uma pessoa suspeita de estar com o vírus, as amostras dos funcionários podem ser colhidas pela manhã e o resultado disponibilizado no mesmo dia, de forma a proporcionar a implementação de ações necessárias rapidamente, seja o afastamento ou a retomada de atividades. A medida também pode ser aplicada em empresas de outras áreas, como do setor de alimentação e indústria.
Para a análise, são utilizadas amostras de secreções da nasofaringe e da orofaringe, coletadas com swab, que é inserido nas vias aéreas. O laboratório realiza este procedimento por meio de agendamento, e com profissionais utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI) descartáveis. Lang lembra que o teste do tipo PCR é indicado para detectar a presença do vírus entre o segundo e o sétimo dia de aparecimento dos sintomas da Covid-19, mas que há exceções nas quais o prazo pode ser estendido.
Outros testes
O laboratório já realizava a aplicação de outros dois testes sorológicos, que detectam a presença de anticorpos no sangue após o sétimo dia dos desenvolvimento de sintomas da Covid-19, tempo necessário para o aparecimento dos anticorpos. “Fomos nos capacitando gradativamente”, afirma o bioquímico. Ele explica que o primeiro foi o teste rápido, disponibilizado desde meados de abril, que detecta a presença dos anticorpos IgM, que indica que a infecção pelo vírus ainda está ativa; e do IgG, que pode indicar uma imunidade ao coronavírus. O resultado pode sair em até 24 horas. Em seguida, o laboratório passou a oferecer os testes dos tipo Elisa, também feitos a partir do sangue, que pesquisam e quantificam a presença dos anticorpos IgG e do IgA, e podem indicar a gravidade da infecção, segundo a maioria dos estudos até o momento, lembra Lang. Neste caso, o resultado pode sair em até 48 ou 72 horas. Conforme Lang, no entanto, em casos leves ou assintomáticos da Covid-19, alguns pacientes podem não produzir anticorpos detectáveis pelos métodos, mesmo que o resultado do exame PCR tenha indicado a presença do vírus. De acordo com o bioquímico, todos os resultados obtidos a partir dos testes são comunicados para a Vigilância Epidemiológica de Pelotas. O Laboratório Leivas Lang está localizado na rua Padre Anchieta, 2.445. Mais informações pelos telefones (53) 3222-5522 e 3027-5522, ou ainda pelo Whatsapp (53) 98439-6270.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário